[Resenha] Mangá Orange - Takano Ichigo + Extras sobre Orange

06:00

Todas as pessoas possuem arrependimentos na vida.
Quem não aceitaria a oportunidade de mudar o passado se pudesse?


          Quando a jovem de 16 anos Takamiya Naho recebe uma misteriosa carta, alegando ser dela mesma 10 anos no futuro, a sua vida dá uma reviravolta. A carta diz-lhe que a sua "eu do futuro" está cheia de arrependimento pelas coisas que não fez, e principalmente por não ter conseguido salvar o jovem Kakeru. Orientando-a sobre os acontecimentos dos próximos meses a remetente da carta pede que ela fique de olho no novo estudante de sua turma, que viria a se tornar um grande amigo de seu grupo, e certifique-se de que ele seja salvo.
          Naho, inicialmente, ignora aquilo o que ela pensa ser uma brincadeira de mal gosto, mas quando um a um os fatos escritos nas cartas vão coincidindo com a realidade ela percebe que precisa agir e, de alguma forma, mudar o futuro. Mas para isso ela precisa vencer o seu próprio medo e insegurança, ou viria a seguir o mesmo caminho que a Naho das cartas e perder Kakeru para sempre.

       
"Aos dezesseis anos, na primavera...
Eu recebi um carta.
Como essa carta chegou até mim?
Por que foi enviada?
O nome do remetente era...
...Eu?"

           Uma das mais emocionantes histórias que já li e com uma arte repleta de sensibilidade e traços belíssimos Orange é um shoujo que vai além de qualquer expectativa. Dividido em cinco volumes o mangá de Takano Ichigo comove seus leitores com uma história delicada e inesquecível.
          Aos 26 anos de idade Takamiya Naho está cheia de arrependimentos, e a maioria deles envolve Naruse Kakeru. Aos 17 anos o jovem por quem ela era apaixonada cometeu suicídio e isso afetou não apenas sua vida, mas também as de seus quatro melhores amigos. Nove anos após o trágico dia o grupo se reúne e é aí que surge a ideia: porquê não tentar mandar uma carta para o passado e tentar alterar os acontecimentos? Porém, que efeitos essa ação pode causar nas suas vidas? E será que realmente é possível alterar o passado?


          Orange trás lições e mensagens sobre temas pesados de uma forma que eu nunca imaginaria que poderia ser abordado em um shoujo, Ichigo aborda com delicadeza a depressão, com um conhecimento genuíno do assunto, e sem nem citar o termo propriamente. Kakeru é um jovem que está sempre sorridente, mas que em seu interior guarda sentimentos de culpa por causa da morte de sua mãe. Um personagem que inicialmente achamos ser como qualquer protagonista comum, mas que no decorrer da estória vamos compreendendo sua complexidade e a situação que ele está passando.
         Ver Naho lutando pela vida de seu amigo, ensinando-o a se abrir, amar a vida outra vez e que certas coisas, apesar de todo os esforços, estão longe de nosso controle me fez chorar diversas vezes. Há ainda a um intercalar de cenas da Naho do presente e a Naho do futuro, sobre esta última, abordando todos seus arrependimentos pelas coisas que não havia feito, fazendo o leitor indagar-se sobre seus atos e o impacto deles nas pessoas ao seu redor.
           Além da Naho e Kakeru, a turma de amigos inclui Azuza, uma menina enérgica e bem humorada, Takako, que é uma garota bonita e elegante, Hagita, com sua personalidade séria, porém, excêntrica e Suwa, um garoto extrovertido, simpático e divertido que é bem ligado aos dois protagonistas. Todos personagens impossíveis de não se apegar e amar, me vi em vários momentos, querendo fazer parte desse grupo tão lindo que mesmo após longos anos mantevê-se unido.


          Concluindo, Orange é um mangá drama fantasticamente bem escrito e com um enredo perfeito para cativar os leitores. Cheio de clichês que não parecem clichês e com um ponta de fantasia é uma leitura perfeita para qualquer gênero.


Avaliação
Excelente e Favoritado






Extras sobre Orange


          A história criada por Takano Ichigo também ganhou adaptações em Anime com 13 episódios, lançados entre os dias 24 de julho e 25 de setembro de 2016. e Live Action, lançado no dia 12 de dezembro de 2015.

Anime


          Certo dia, Takamiya Naho recebe uma carta escrita por ela mesma dez anos no futuro. A carta narra exatamente os eventos daquele dia, incluindo a transferência de um novo aluno para a turma dela chamado Naruse Kakeru. A Naho do futuro diz repetidamente que ela tem vários arrependimentos e quer consertar eles garantindo que Naho do passado tome as decisões certas, especialmente sobre Kakeru. O mais chocante é que ela descobre que daqui dez anos Kakeru não estará mais entre eles. A Naho do futuro pede que ela cuide dele com atenção.

Anime Completo (Legendado)



Live Action


          Naho Takamiya (Tao Tsuchiya) é uma estudante do ensino médio do 2º ano. Durante a primavera, Naho Takamiya recebe uma carta enviada por ela mesma a partir de 10 anos no futuro. Na carta seu "eu" do futuro pede ajuda para ela impedir os seus arrependimentos. Naho gostava do estudante Kakeru Naruse (Kento Yamazaki). Kakeru tinha muitas cicatrizes emocionais devido ao suicídio de sua mãe, ele se culpava pela morte dela.
          Naho Takamiya do futuro tem 26 anos de idade e sofre muito por causa do que aconteceu com Kakeru Naruse. Seu "eu" do passado, agora sabendo o que ela sente e de seus arrependimentos de 10 anos no futuro, tem que tomar medidas para salvar Kakeru e mudar o seu futuro.
Ele é baseado na série de mangá "Orange" de Ichigo Takano.

Trailer (Japonês)

Assista o Live Action AQUI.


Obrigada a Paloma Davino pela indicação desse mangá inigualável e, mais uma vez, obrigada a mesma por também me ajudar a desenvolver minhas observações sobre ele.
Nada na minha vida seria a mesma coisa sem você.



Uma conversa sobre o final de Orange


SPOILER PARA QUEM NÃO LEU TODOS OS VOLUMES DE ORANGE
(Caso não tenha lido a resenha acaba aqui)

          Apesar de ler todos os volumes do mangá assumo que fiquei confusa com o final mostrado no 5 e último volume e achei várias teorias mirabolantes explicando o desenrolar da última cena.
          A que mais me agradou, tanto pelo contexto quanto pelo lado sentimental, foi a seguinte explicação: Há duas linhas temporais apresentadas na estória, as duas envolvem uma mesma vida, mas a partir do momento em que a carta chega nas mãos de Naho a segunda linha temporal é alterada e já começa a diferir da primeira. A vida da Naho aos 26 anos, ao qual acompanhamos ao longo dos mangás, já não pode ser alterada, ela deve seguir mesmo com os arrependimentos em relação a Kakeru, e a morte deste já não pode ser revertida.
          Porém na linha temporal da Naho de 16 anos Kakeru foi salvo, e no final do último volume vemos os amigos aos 26 anos, com o Kakeru presente. Porém Naho está ao lado de Suwa e com um bebê no colo. Ao que tudo indica naquela linha temporal Kakeru foi salvo, mas mesmo assim acabou não ficando com a Naho, sendo que esta casou-se com Suwa e teve um filho com ele. Ou seja, independente da linha temporal, Naho e Suwa ficam juntos.



You Might Also Like

0 comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tempestades de Oklahoma

As tempestades a agitavam por dentro, despejavam a energia ao redor e a levavam com elas em um turbilhão de fúria e paixão.
- Nothing Personal (Jaci Burton)

Acessos

Subscribe